Política de Privacidade e GDPR: as boas regras para proteger seu e-commerce

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O GDPR ( Regulamento Geral de Proteção de Dados) é um marco legal que estabelece as diretrizes para a coleta e processamento de dados pessoais por pessoas pertencentes à União Europeia (UE). Especificamente, é um conjunto de regras que visa regular a proteção de dados sensíveis de todos os cidadãos europeus. Esta legislação está ativa em toda a Europa desde 2018.

No que diz respeito à web, mais precisamente ao seu comércio eletrônico, o GDPR influencia fortemente as questões de privacidade: tanto a sua quanto a dos usuários que navegam em seu site. Não é um simples documento, mas um verdadeiro manual digital declarando os direitos do usuário que devem ser respeitados ao usar sua loja online.

Independentemente da localização da sua empresa, estes regulamentos aplicam-se a todas as empresas que permitem aos consumidores comprar produtos e/ou serviços online. Ao atribuir esta importante responsabilidade diretamente às empresas, o RGPD permite que os empresários definam os critérios com que os dados dos clientes são recolhidos e para que finalidade são utilizados (e-mail marketing, comunicações promocionais, recolha de contactos comerciais, etc.).

O descumprimento do GDPR pode gerar multas e penalidades de até 4% do valor do faturamento anual da empresa! Felizmente, porém, o GDPR não atua no comércio eletrônico da mesma forma que no caso de grandes multinacionais. Muitas restrições, de fato, dependem do número de funcionários presentes nas próprias empresas.

Por outro lado, no entanto, você precisará ter em mente alguns parâmetros para garantir o bom funcionamento do seu e-commerce. Aqui estão alguns deles!

  • Legalidade e transparência

    Todos os dados que você coleta devem cumprir os requisitos básicos dos regulamentos do GDPR. Além disso, os usuários devem estar sempre cientes da finalidade do uso de seus dados. Por outras palavras, o que se alega para recolher os dados em causa deve corresponder às ações que posteriormente serão tomadas sobre os mesmos (por exemplo, email marketing). Os usuários devem poder visualizar, modificar ou excluir seus dados.

  • Limitações de ação

    Certifique-se de explicar ao usuário para que seus dados serão usados. Estes, aliás, terão de ser detidos de forma legítima. Isso significa que seu uso deve estar relacionado única e exclusivamente às ações que você expressou na descrição do documento. Caso o usuário concorde em fornecer seu endereço de e-mail apenas para receber newsletters, essa informação não deverá ser utilizada de nenhuma outra forma, nem mesmo para fins estatísticos.

  • Precisão linguística

    Sua Política de Privacidade deve listar claramente e esclarecer especificamente, usando linguagem técnico-jurídica, como os dados do usuário serão coletados e processados. Se você generalizar seus termos, eles podem ser interpretados como uma violação do próprio GDPR, se você usar um gerador de políticas ou gerar um modelo do zero.

  • Atualizações

    Os dados de usuário coletados deverão ser atualizados ou excluídos com frequência de acordo com as condições e termos estabelecidos por você. A menos que você tenha razões legais para mantê-los. Se, por outro lado, você decidir armazenar os dados, precisará determinar por quanto tempo eles serão mantidos e para qual finalidade.

  • Segurança

    Será seu trabalho proteger os dados coletados do usuário. De acordo com este princípio, é necessário ter medidas de segurança técnicas e/ou organizacionais adequadas para evitar roubo e perda de dados tanto interna quanto externamente.

Informar ao seu público que você está em conformidade com o GDPR fará com que seus usuários se sintam à vontade enquanto navegam em seu comércio eletrônico.

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Leandro De Aguiar é CEO e fundador da ComCart Srl, uma empresa líder no setor de eCommerce. Com seu trabalho, sempre atento à inovação e ao progresso, ele permitiu o crescimento e o desenvolvimento de grandes e pequenos negócios on-line. Hoje, Leandro guia a ComCart nas escolhas estratégicas de tecnologia e desenvolvimento de negócios junto com sua Equipe de Inovadores.

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